terça-feira, 15 de março de 2011

Grupo Escoteiro Dom Pedro I e um Pouco da sua Historia.

         O Grupo Escoteiro D. Pedro I, foi fundado em 25 de Agosto de 1983, por iniciativa dos amigos, Volnei Schischting e Artur de Oliveira ( in memórian ), com a colaboração de Rubens Sergio Salfer
          Sua 1º Sede foi Centro Social Urbano Valdemar Schwalbe, passando pelo Centro de Educação e Recreação Juvenil (CERJ) no bairro Iririu, Colégio Estadual Engenheiro Annes Gualberto, Escola Municipal Max Colin , e em 1995 o Grupo  volta as origens  instalando-se novamente no Centro Social Urbano Valdemar Schwalbe, onde permanece até hoje. A primeira Alcatéia foi fundada ainda em 1983 e teve como Akelá a senhora Jaci Brunner Salfer, sendo que hoje contamos com duas alcatéias. A 1º Tropa Escoteira foi fundada também em 1983 por Antônio Bussulo sendo as primeiras patrulhas Pantera e Jaguar. Hoje com Leão, Urso, Pantera e Phoênix. Sergio Herrmann fundou o Ramo Sênior em 1993 sendo as primeiras patrulhas Caitê, Taurepán, e hoje Cracatoa e Kanoê.

         Na Diretoria de Reni de Fátima Mafra, em 2002 foi fundado O Clã Pioneiro do Grupo  com o nome Airton Senna  e seu 1º Mestre foi Sérgio Godinho.
        Em Junho de 2002 assume uma nova Diretoria sob a Presidência de Vilmar  Lopes de Magalhães e Diretores, Alexandro de Souza Axt, Zuneide L. S. de Magalhães, Ivone Rech Crispim, Ângelo Moser,  Maria A. Santos Figueredo, juntamente com uma boa equipe de chefia embuidos de coragem, entusiasmo e amor lançaram as sementes do Grupo Escoteiro Dom Pedro I,  que hoje carinhosamente chamamos de “ GRANDE FAMÍLIA DOM PEDRO I.
Durante esta gestão elaboraram seu Estatuto registrando no dia 04/09/03 no livro A nº 24 do Cartori.
        Na  X Assembléia Regional em Joinville dia 13 de Setembro de 2003 o Grupo Escoteiro Dom Pedro I é agraciado com o certificado “Grupo Padrão” em seu nível prata. A partir deste ano, o grupo conquista anualmente o certificado “Grupo Padrão Ouro”
Ainda nesta Diretoria é realizado a inscrição do CNPJ do Grupo sob o n º 05.943.875/0001-40.
      Durante a Assembléia de pais do dia 29 de Novembro de 2003 é aprovada as Normas Interna do grupo.
      Durante a Gestão de Gelésio Renato Limas,(2004/2006) conquistamos o termo de Utilidade Publica, mantendo ativo todos os anos, cumprindo com a responsabilidade de manter em dia a documentação e recebendo anualmente a certificação de Utilidade Pública.
Durante a Gestão de Zuneide L. S. de Magalhães e aprovada pela assembléia,  é Renovada as Normas Interna. Durante esta gestão o grupo também a conquista a Certificação Digital, para continuar prestando conta com a Receita Federal, ficando em dia com o CNPJ.
Agora em 2011, na gestão de Tiago Luiz Machado, o grupo cumprindo com suas obrigações e  prestando contas com a UEBSC é qualificado com o prêmio de QUALIDADE LEGAL
         O Grupo participa hà 28 anos, na comunidade prestando bons serviços à juventude, num tempo de luta, bem querer, e de estar Sempre Alerta para Servir, cumprindo a Promessa Escoteira que rege: “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei Escoteira”! A Lei Escoteira mostra o caminho a seguir para ser um bom “Escoteiro”: ele tem uma só palavra, é leal, está sempre alerta para ajudar ao próximo, é amigo de todos e irmão dos outros escoteiros, é cortês, é bom para animais e plantas, é obediente e disciplinado, é alegre e sorri nas dificuldades, é econômico e respeita o bem alheio, o escoteiro é limpo de corpo e alma.
           
            O nosso Lenço  é constituído do  Brasão e das cores amarelo, azul e vermelho da Bandeira do Império , em homenagem a D. Pedro I.

ATUAL DIRETORIA

Diretor  Presidente: Tiago Luiz Machado

Diretor Administrativo:  Maria Aparecida Santos Figueredo

Diretor Financeiro: Elaine Cristina do Nascimento
Diretor Técnico: Vilmar  Lopes de Magalhães
Diretor de Formação: Marcus Vinicius de Souza Nogueira
Diretor de Patrimônio: Zuneide L.S. de Magalhães

Conselho Fiscal: Dércio Dílson Dickow
Erisolete Silva Oliveira
Rosangela Vicentin de Oliveira
                                        
                            
 ATUAL CHEFIA

Akelá  Alcatéia 1: Roselene Aparecida Santos Randig Assistente da Alcatéia 1: Roberto Randig

Akelá  Alcatéia 2: Zenize Lourenço da Silva
Assistente da Alcatéia 2:  Erica Meurer Melo
Assistente da Alcatéia 2:  Eduardo Dickow

Chefe de Tropa Escoteira:  Vandil Oliveira
Assistente de Tropa Escoteira:  Gelesio Renato Limas
Assistente de Tropa Escoteira: Adão Lisboa Veiga
Assistente de Tropa Escoteira: Kamila Cardoso Kostetzer
Assistente de Tropa Escoteira: Ailla da Rocha Bille Axt
Assistente de Tropa Escoteira: Marlon Higino Maul

Assistente de Tropa Escoteira: Lucas Figueiredo Dexpíndola

Chefe de Tropa Senior: Marcio Plácido Constantino
  Assistente de Tropa Senior: Ana Paula dos Santos Constantino
Assistente de Tropa Sênior: Hugo Gabriel Silva Martins Carmona
Assistente da Tropa Sênior: Alan Garcia


Mestre Clã Pioneiro: Sandra Maria Pepes do Vale

O Escotismo é um movimento educacional e contribui no desenvolvimento das crianças e jovens, somando valores ao caráter.
Os princípios do Escotismo são definidos na Promessa e Lei Escoteira, e cada Ramo possui um plano de Desenvolvimento Pessoal.
Sua organização se divide em Ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes.

Ramo Lobinho : para meninos e meninas de 7 a 10 anos.
Ramo Escoteiro: para rapazes e moças de 11 a 14 anos.
Ramo Sênior : para rapazes e moças de 15 a 17 anos.
Ramo Pioneiro : para jovens de 18 a 21 anos.


Grupo Escoteiro Dom Pedro I

          Um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. Um movimento de educação não formal, através de atividades atraentes alcançou o propósito do Movimento Escoteiro, contribuindo para que os jovens desenvolvam seus valores e potencialidades físicas, sociais, afetivas, intelectuais e espirituais, complementando o esforço da família e da escola. Há 28 anos prestando bons serviços à comunidade, conta hoje com  95 membros juvenis e com 25 adultos prestando serviço voluntário,  localiza-se anexo ao Centro Social Urbano Valdemar Schwalbe . Rua Tuiutí, 1010- Bairro Iririú
Nosso propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente no caráter, ajudando-o a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

MAIS ESCOTEIROS, MELHORES CIDADÃOS!!!

Um comentário:

  1. Show de bola!

    Foi muito bom termos essa iniciativa de montarmos o Blog. Parabéns Hugo pelo seu empenho.

    ResponderExcluir